Breve Introdução

Este Blog foi feito para o trabalho da Iniciação Científica da Escola Móbile iniciado em Julho de 2008. Seu tema principal é O Nazismo pelo olhar dos alemães. Nele, falo sobre todos os períodos desse movimento, focando principalmente o Terceiro Reich e a Atualidade, e seu maior precursor: Adolf Hitler. Nesse trabalho há inúmeros textos feitos com pesquisas cujas fontes são filmes, livros, pessoas e a internet. Os temas tratados dentro do assunto são diversos e não são de caráter político. Esse blog não é um fórum de debates, muito menos de apologia ao Nazismo. O leitor encontrará inúmeros pontos de vista, mas o objetivo principal não é de inciar um debate político ou ideológico. São apenas de informações históricas, com o mínimo possível de opiniões políticas pessoais.

quarta-feira, 4 de março de 2009

Livro - O Anticristo I - O Anti-Semitismo como Religião

Sobre o Livro
Título: O Anticristo
Autor: Jorge Rizzo
Editora: MMFREIRE – Editoração e Arte
Ano: 1998
Subtítulos: O Anti-Semitismo como Religião & Hitler e o Ocultismo & A Questão Judaica
Páginas: 51-78


Resumo:
O livro trata da análise histórica de grandes homens como Alexandre, Carlos Magno, Napoleão, Darwin, Marx, Lênin, Nietzsche e Hitler traçando um perfil do Anticristo. A parte que foi estudada foi apenas a dos capítulos que se referem ao líder nazista Adolf Hitler.

Adolf Hitler e a Suástica Nazista

Anotações sobre o livro e informações adicionais:
- Adolf Hitler nasceu em 1889 em Braunau no norte da Áustria próxima a Alemanha. Quando pequeno, estudou na abadia de Lambach, da ordem dos beneditinos (“uma ordem religiosa monástica católica que se baseia na observância dos preceitos destinados a regular a convivência comunitária” – fonte Wikipédia), e chegou a se envolver bastante com a religião, tanto que alguns de seus conhecidos afirmaram que Hitler teria pensado em virar sacerdote.
- A abadia de Lambach, apesar de católica, possuía cruzes suásticas, ou seja, com pontas tortas, quase como um cata-vento. Elas haviam sido postas por ordem do abade Hagen, um sacerdote católico, mas que era fascinado pelo o ocultismo. Essas cruzes aparentemente influenciaram Hitler ainda pequeno.

Abadia de Lambach

- Além das cruzes suásticas, Adolf Hitler entrou em contato com médiuns e videntes famosos que eram muito comuns no povoado de Braunau, sendo que a mulher que o amamentou quando era bebê foi a mesma que cuidou de um dos irmãos Schneider, ambos médiuns.
- Desde pequeno, Hitler apresentou muita curiosidade quanto ao ocultismo, lendo livros sobre misticismo oriental como os ensinamentos de Confúcio e de Buda, o que o fez passar a ter muita simpatia com o budismo do Tibete. O Budismo também utiliza a suástica como símbolo, sendo que ela é um símbolo cósmico e religioso também utilizado no hinduísmo.

Buda com o Símbolo da Suástica

Detalhe Ampliado - Suástica

- Aos 18 anos, Hitler tentou estudar pintura em Viena na Academia de Belas Artes, mas foi reprovado e somente em 1913 ele se mudou para a Alemanha. Em 1914 ele se alistou no exército Alemão e lutou na Primeira Guerra Mundial. Chegou ao posto de cabo e foi condecorado por bravura.
- Em 1919, se aliou ao Partido Operário Alemão, partido nacionalista, anti-semita e anticapitalista. Enquanto se dedicava à política, Hitler também estudava as ciências ocultas, tanto que se tornou parte da Sociedade de Thule, organização ocultista fundada em 1919 cujo emblema era a suástica com uma espada em um ramo.

Emblema da Sociedade de Thule

- Outras influências de Hitler foram livros de dramaturgos e filósofos alemães cujas obras têm como uma das bases o esoterismo, como Dante, Goethe, Hauptmann e Nietzsche, além de livros sobre a evolução das espécies de Darwin que podem ter influenciado na idéia da raça suprema ariana. Nietzsche teria dado a base filosófica para a negação do cristianismo e para o holocausto de 6 milhões de judeus.

Principais Autores que Hitler apreciava

- Em 1932, Hitler concorreu à presidência da Alemanha e perdeu eleição, mas como obteve grande popularidade durante a campanha eleitoral, o candidato foi nomeado Chanceler em 1933.
- De acordo com o livro: Assim como Nero, o imperador romano que incendiou Roma e colocou a culpa nos cristãos, Hitler colocou fogo no Reichstag em1933, parlamento alemão, e colocou a culpa nos comunistas.

Fogo no Reichstag

- Em 1934, com a morte do presidente alemão Paul von Hindenburg, Hitler assume a presidência no mesmo dia de seu falecimento. O novo presidente logo iniciou o rearmamento e o reerguimento da Alemanha. Sua estratégia foi aproveitar o grande desemprego e a grande crise financeira causadas pela “grande depressão” de 1929 e mexer com o orgulho do povo alemão chamando-os a superar a humilhação causada pela derrota na Primeira Guerra Mundial. Com isso, Hitler se nomeou Führer, que significa guia, condutor e líder, quem salvaria a pátria.
- Hitler conseguiu reativar a economia alemã e levantar o ânimo do povo abatido com seus discursos prometendo glória para a “predestinada nação alemã”, sendo que os supostos culpados por qualquer insucesso seriam os judeus. Além disso, chamou o seu governo de III Reich, que significa o Terceiro Reino, do qual ele seria o Kaiser, ou César. Essa nomenclatura demonstra sua fascinação pelo Império Romano, assim como Nietzsche, um de seus autores preferidos, e também por Napoleão Bonaparte, pois o titulo de “César” fazia-o Imperador da Alemanha, o que foi um dos maiores sonhos do próprio Napoleão.
- Nos planos de Hitler, um dos objetivos era fundar uma “Nova Ordem”, que consiste no predomínio da raça ariana, que seria pura e superior, movida pelo ódio ao capitalismo, ao comunismo, aos cristãos e aos judeus. Na definição do site Wikipédia:
“Segundo o ideário nazista, a raça ariana seria uma das três grandes raças humanas, e este termo (ariana) serviria para designar a raça branca ou caucasóide, descendente das antigas tribos que se originaram numa região ao sul do que hoje é a Rússia, há cerca de sete ou oito mil anos, e se expandiram por toda a Europa no curso da história. O termo deriva do sânscrito (uma das primeiras línguas arianas) e significa ‘nobre’.”
Na definição de Hitler em seu livro “Minha Luta”*:
“O Estado alemão deve reunir todos os alemães com a finalidade não só de selecionar os melhores elementos raciais e conservá-los mas também de elevá-los, lenta mas firmemente, a uma posição de domínio... Quem, física ou espiritualmente, não é sadio ou digno, não deve perpetuar os seus defeitos através de seus filhos! Nisso consiste a maior tarefa educativa do Estado nacionalista.”

Capa do Livro “Minha Luta” de Adolf Hitler traduzido para o Português

- Hitler acreditava numa força superior que ele nomeou de “a eterna vontade que governa este universo”. Ele também acreditava na reencarnação e na transmigração da alma do homem para os animais e vice-versa. Tornou-se um vegetariano convicto por causa dessa sua tese, que teve como base crenças de budistas e cátaros (Catarismo era uma seita cristã da Idade Média), sendo que ele poderia estar comendo algum irmão de outra encarnação. Era muito chegado aos animais, mais do que às próprias pessoas, principalmente a cães, tanto que tinha uma cadela que o acompanhou desde 1934 e morreu junto com ele próprio. A cadela Blondi chegava a causar ciúmes em Eva Braun, esposa de Hitler. Blondi foi presente dado por Matin Bormann, secretário pessoal de Hitler.

Hitler e Blondi, a pastor alemão no Berghof

- Hitler também praticava a castidade como forma de purificação por causa da doutrina dos cátaros, pois ao ter relações sexuais, ele perderia os “poderes sobrenaturais” que possuía como político.
- Quanto aos romances de Hitler, a maioria acabou em tragédia. Sua primeira namorada suicidou-se em um quarto de hotel e Geli Roubal, sua sobrinha que tanto amava se suicidou com um tiro por causa dos ciúmes dele. Outra namorada foi a jovem inglesa Unity Mitford, que assediou Hitler e foi por ele admirada, mas quando começou a guerra em 1939 ela tentou se matar com um tiro na cabeça. Por último houve Eva Braun que também tentou suicídio em 1935, mas acertou seu pescoço e acabou vivendo até o dia em que se suicidou junto com Hitler em 1945. Alguns historiadores dizem que Hitler teria tido uma paixão não correspondida por uma judia em sua adolescência aos 16 anos em Linz chamada Stefanie Isak e isso está escrito no livro do único amigo que possuía Adolf quando adolescente: “The Young Hitler I Knew”, por August Kubizek. Stefanie, além de parecer judia, era burguesa, dois aspectos que Hitler combateu. O livro foi lançado em meio à censura e o nome da garota judia demorou a aparecer. Essa paixão foi à distância, de acordo com Kubizek, Hitler a amou por quatro anos sem sequer trocar uma palavra com ela, sendo que ele achava que ela o amava e que pensava da mesma forma que ele, como se ambos conversassem por telepatia. Chegou ao ponto em que Hitler quis até seqüestrá-la de tão doentia que foi sua paixão, e depois começou a pensar em suicídio por amor. No final das contas, Stefanie não era de fato judia, algo que Kubizek descobriu mais tarde, mas que provavelmente Hitler nunca soube, portanto em sua adolescência, o grande assassino de judeus não tinha aquele ódio que apareceu quando tornou-se adulto. Para alguns historiadores, o ódio aos judeus foi apenas uma forma de fortalecer seu poder e unir a Alemanha em torno de um objetivo comum, explicando porque o país estava em decadência.Os judeus foram os culpados que Hitler encontrou para justificar que a culpa não era dos alemães.

Paixões de Hitler

- Um dos dons de Hitler era o de dominar a atenção da platéia. Em seus discursos todas as atenções eram voltadas para ele, por isso ele conseguia comandar todo um povo. De acordo com o livro:
“Quando se tratava de dominar uma grande platéia, sua fala era inflamada, sua atitude era a de um médium em transe. O resultado era multidões em completo êxtase hipnótico, prontas para responder à voz de comando do orador com grande ovação.”

Comício Nazista

- Os amigos próximos do ditador alegavam que Hitler sempre estava possuído por espíritos “Superiores Desconhecidos”, forças invisíveis. Hermann Rauschning, aliado do Partido Nazista e chegado a Hitler, alegou que Hitler seria um tipo de médium que sempre era possuído por forças exteriores a ele. O próprio Hitler alegou: “Sigo o caminho que a Providência me indica com a segurança de um sonâmbulo”.
- Além disso, testemunhas afirmaram ver Hitler em transes. Durante a noite, as secretárias que ficavam perto de seu quarto afirmaram ouvi-lo berrar coisas sem sentidos e quando o encontravam, ele estava como um sonâmbulo em pânico, sendo que isso não aconteceu apenas uma vez. Relatos como esse foram feitos por aqueles que seguiam Hitler. Ninguém nunca entendeu que tipo de “força maior” guiava o ditador, mas quase todos os mais próximos diziam que alguma coisa com certeza o possuía de tal forma que convencia qualquer um.
- Alguns ainda disseram que o Nazismo acabou se tornando uma religião que Hitler pregava e todos aqueles que o ouviam acabavam por segui-la. Como disse o líder nazista Dr. Ley:
“Nossa fé... é o nacional-socialismo, e essa fé religiosa não tolera qualquer outra fé junto com ela!”


* Curiosidade: Nem o livro “Minha Luta” nem nenhum livro que trate de assuntos relacionados ao Nazismo são vendidos na livraria Cultura, já que o dono é Judeu. O livro de Hitler é difícil de ser encontrado em lojas de rua, a melhor alternativa é a internet que possui sites de venda e outros com pequenos excertos do livro.

Outras Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Beneditinos http://www.gemzies.com/upload/page_thumb/adolf_hitler.jpg http://www.osb-international.info/atlas/mon/Lambach/pt.html http://skylineone.files.wordpress.com/2008/03/buda1.jpg http://www.firstworldwar.com/features/graphics/munich_thule_l.jpg http://en.wikipedia.org/wiki/Reichstag_fire http://pt.wikipedia.org/wiki/Paul_von_Hindenburg http://pt.wikipedia.org/wiki/Presidente_da_Alemanha http://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%BChrer http://pt.wikipedia.org/wiki/Charles_Darwin http://pt.wikipedia.org/wiki/Napole%C3%A3o http://pt.wikipedia.org/wiki/Nietzsche http://pt.wikipedia.org/wiki/Goethe http://pt.wikipedia.org/wiki/Dante http://pt.wikipedia.org/wiki/Ra%C3%A7a_ariana http://mortesubita.org/bibliotheque/minhaluta/capitulo-ii-o-estado http://www.sebodomessias.com.br/loja/imagens/produtos/produtos/8017_522.jpg http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/7/7e/Hitler_Blondi_Berghof.jpg http://pt.wikipedia.org/wiki/Blondi http://pt.wikipedia.org/wiki/Martin_Bormann http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A1taros http://www.dailymail.co.uk/news/article-404301/Hitlers-secret-Jewish-girlfriend.html http://www.newstatesman.com/blogs/martin-bright/2007/12/unity-mitford-home-hitler-war http://www.bbc.co.uk/history/programmes/timewatch/images/diary_hitler_niece.jpg http://www.theage.com.au/ffximage/2006/06/16/EvaBraun_060616121033228_wideweb__300x205.jpg http://www.brasilescola.com/upload/e/Hitler%20-%20BRASIL%20ESCOLA.jpg http://en.wikipedia.org/wiki/Hermann_Rauschning

Nenhum comentário: